Matemática
Caraterização da Disciplina
O ensino da matemática participa, pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação dos jovens para a autonomia e solidariedade, independência impreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido o ambiente em que vive.
Genericamente,a matemática é parte imprescendivil da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças técnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.
Matemática contribuíu para construção da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a matemática fornece instrumentos de compreensão mais profundo, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis,ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilização senpre que necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essênciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervênção social com responsabiblidade e dão sentido á condição humana.
São finalidades desta disciplina:
- desenvolver a capacidade de usar a matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- desenvolver a capacidade de selecionar a matemática relevante para cada problema da realidade;
- desenvolver as capacidades de formular e envolver problemas,de comunicar, assim com a memória, o rigor, o espirito crítico e a criatividade;
- promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metedológico tanto para a enserção plena na vida profissional como para o prosseguimento dos estudos;
- contribuír para uma atitude positiva face á ciência;
- promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
- criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situuações de sociedade atual e bem assim pala discusão de sistemas e instâncias de precisão que influencia a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

Competências a Desenvolver
Para desenvolver a competência matemática considera-se os seguintes princípios fundamentais.
1.No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos,a medição do professor é um dos processos essênciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes.Disponobilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando nas organização das idéias, com este tipo de ensino desenvolve-se a capaciade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a seleção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidade para apreciar o contributo de matemática para a compreensão e resolução de problemas do homem através do tempo.
2.A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas ( que podem apresentar vários níveis da resolução) e em atividades que aprofundam os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes opurtunidades para se exprimirem fundamentar as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocíneos.
3.A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribuí para o desenvolvimento da comunicação ( dos conceitos, dos raciocíneos ou das idéias) com clareza e progressivo rigor lógico.A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propícia o desenvolvimento do espírito de tolerância, cooperação , do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças, e pode contribuír para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.

Elenco Modular
| Número | Designação | Duração de referência (horas) |
| A1 | Geometria | 36 |
| A2 | Funções Polínomiais | 36 |
| A3 | Estatística | 27 |
