Matemática

13-06-2014 15:42

Caraterização da Disciplina

O ensino da matemática participa, pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação dos jovens para a autonomia e solidariedade, independência impreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido o ambiente em que vive.

 Genericamente,a matemática é parte imprescendivil da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças técnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.

Matemática contribuíu para construção da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a matemática fornece instrumentos de compreensão mais profundo, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis,ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilização senpre que necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.

   Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essênciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervênção social com responsabiblidade e dão sentido á condição humana.

 

São finalidades desta disciplina:

  • desenvolver a capacidade de usar a matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
  • desenvolver a capacidade de selecionar a matemática relevante para cada problema da realidade;
  • desenvolver as capacidades de formular e envolver problemas,de comunicar, assim com a memória, o rigor, o espirito crítico e a criatividade;
  • promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metedológico tanto para a enserção plena na vida profissional como para o prosseguimento dos estudos;
  • contribuír para uma atitude positiva face á ciência;
  • promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
  • criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situuações de sociedade atual e bem assim pala discusão de sistemas e instâncias de precisão que influencia a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

 

 

Competências a Desenvolver

Para desenvolver a competência matemática considera-se os seguintes princípios fundamentais.

 1.No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos,a medição do professor é um dos processos essênciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes.Disponobilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando nas organização das idéias, com este tipo de ensino desenvolve-se a capaciade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a seleção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidade para apreciar o contributo de matemática para a compreensão e resolução de problemas do homem através do tempo.

 2.A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas ( que podem apresentar vários níveis da resolução) e em atividades que aprofundam os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes opurtunidades para se exprimirem fundamentar as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocíneos.

  3.A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribuí para o desenvolvimento da comunicação ( dos conceitos, dos raciocíneos ou das idéias) com clareza e progressivo rigor lógico.A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propícia o desenvolvimento do espírito de tolerância, cooperação  , do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças, e pode contribuír para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.

 

                                                

 

Elenco Modular

Número Designação  Duração de referência (horas)
A1 Geometria 36
A2 Funções Polínomiais 36
A3 Estatística 27