Técnologias de Informação e Comunicação
Caracterização da Disciplina
As Tecnologias de Informação e Comunicação,vulgarmente designadas por TIC, surgem na matriz curricular dos cursos de nível secundário, de educação , enquanto formação geral,no sistema educativo potruguês, como consequência , entre outros, de dois vetores fundamentais. O primeiro tem a ver como o consenso que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como no futuro próximo,qualquer cidadão que não tenha um domínio mínimo destas tecnologias é , de facto, um analfabeto funcional,ficando comprometida a sua integração social.O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola predominantemente informativa, estar em franca mutação , centrando-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informaçãoe não na sua transmição, atendendo a que as fontes de informação são cada vez mais pluraise centradas nas TIC.
Neste sentido, a disciplina de tecnologias da informação e comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionais , por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na ótica de utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional.
Assim, a disciplina de técnologias da informação e comunicação tem como finalidades:
- Fomentar a disponíbilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária á adaptação a novas situações e á capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
- Promover autonomia , a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa perspetiva de abretura á mudança,á diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
- Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
- Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literância digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de ocasião social;
- Fumentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver a capacidade de pesquisar , tratar,produzir e comunicar informação,quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver capacidades para utilizar,adequadamente,e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas,nomeadamente em articulação como as aprendizagens e técnologias especificasdas outras áreas disciplinares;
- Promover as práticas enerentes ás normas de segurança dos dados e da informação;
- Promover práticas que permitam lidar, por antecipação, com os condicionalismos a que estão sujeitos os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergunomia e a saúde ocular.
Elenco Modular
Módulo | Designação | Duraação de referência (Blocos) |
1 | Folha de Cálculo | 40 |
2 | Gestão de Base de Dados | 40 |
3 | Criação de Páginas Web | 40 |

