Sociologia

Caraterização da disciplina

A componente científica é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formatação científica de base e corresponde simultâneamente, ás exigências de um nível secundário de educação e de uma qualificação profissional de nível 3.

 

 A psicologia e a sociologia, duas áreas estruturantes das ciências humanas, integram aquela componente em curso de várias famílias profissionais dividindo, equitativamente, uma carga horária total de 200 horas.

 

 O estudo destas áreas do conhecimento permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, do comportamento humano, e, por outra, as sociedades contemporâneas- insdustrializadas, multiculturais e em permanente mudança - em especial, a sociedade portugues.

 Desta forma, favorece-se o desenvolvimento nos alunos de uma atitude crítica, melhorando o seu auto-conhecimento, fomentando o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.   

 

Assim, a disciplina de Psicologia e Sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes facilitam a aprendizagem de competências- base associadas ás qualificações visadas pelos respetivos cursos. De facto, num curso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimenção instrumental,bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leve o aluno a melhorar as suas competencias  relacionais, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.

Assim,estas diciplina deverá transmitir um conjunto de saberes humanisticos, científicos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientadas, nomeadamente, para uma precepção auto-crítica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes premitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, quer o exercicío responsável de uma cidadania ativa.

Deste modo, consideram-se finalidades da disciplina:

  • Contextualizar a Psicologia e a Sociologia no conjunto das ciências humanas.
  •  Contribuir para a compreensão de conceitos básicos, para a análise psicológica do comportamento humano e para análise sociológica da realidade social.
  • Prespetivar a psicologia como a ciência que estuda o comportamento em toda a complexidade que é o ser humano.
  • Conhecer a história e os metódos da psicologia,numa abordagem generalista.
  • Sensibilizar +ara uma auto-análise crítica e para uma análise dos outros numa perspetiva flexivel e tolerante.
  • Promover a interiorização de conceitos que conduzem a uma maior maturidade psicológica e social do indivíduo.
  • Promover o auto-conhecimento contribuíndo para a integração e o desenvolvimento socioprofissional.
  • Fomentar a articulação do conhecimento sobre a realidade social.
  • Mobilizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa.
  • Promover a análise das transformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
  • Desenvolver técnicas de trabalho intelectual no domíneo do "aprender a aprender".
  • Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados, nomedamente recorrendo ás novas tecnologias de informação.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo.
  • Contribuír para a melhoria do domínio, escrito e oral, da lingua portuguesa.
  • Fomentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação.
  • Promover o exercício da cidadania ativa.
  • Contribuír para a integração no mundo do trabalho.

 

Competências a Desenvolver

 

  • Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre um conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:
  •  Revelar conhecimentos cíentíficos utilizando a linguagem específica da psicologia.
  • Mobilizar conceitos psicológicos para analizar aspetos revelantes no comportamento humano.
  • Estruturar um conjunto coerente de conhecimentos de psicologia que permite uma auto-valorização.
  • Utilizar a pespetiva da sociologia na análise da realidade social.
  • Mobilizar conceitos sociológicos para analizar aspetos relevantes da sociedade contemporânea,nomedamente, da sociedade portuguesa .
  • Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
  • Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
  • Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, em termos de processos e de produtos.
  • Utilizar corretamente a língua portuguesa na expressão oral e escrita.
  • Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
  • Recolher, selecionar e interpretar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros e gráficoa estatísticos, audiovisuais,etc.).
  • Elaborar pequenas análises e sínteses de documentos.
  • Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.
  • Demonstrar espirito criativo e de abertura á mudança.
  • Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosos.
  • Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
  • Desenvolver atitudes responsabilização intervenção pessoal e social numa perspetiva de cidadania ativa.

 

Elenco Modular

Número Designação Duração de referência (horas)
P1 Descobrindo a psicologia 21
P2 O desenvolvimento humano 24
P3 Processos cognitivos,emocionais e motivacionais 21
P4 Processos relacionais e comportamento funcional 33
S1 Descobrindo a sociologia 18
S2 Sociedade individuo 24
S3 Viver em Sociedade 24
S4 A Sociedade Contemporânea 33

 

AMIZADE 

Na adolescência é que se encontra a amizade e seus perigos, e a fase da vida em que se passa por mudanças drástica em comportamento e em pensamento.
Existem pessoas que são influenciadas por suas amizades e a partir para o lado das drogas. É muito importante os  conselhos dos seus pais, pois eles já passaram por isso e sabem como é difícil. Algumas pessoas se deixam levar para o lado correto, muitas com e outras sem auxilio dos pais.
É também na adolescência que temos a missão de adquirir responsabilidade, embora alguns já adquiram na infância. Outra coisa que se aprende na adolescência, são alguns  perigo da vida.
Um ponto positivo em ter amigos é que você pode compartilhar segredos, sabedoria e muitos outros momentos bons ,por isso é muito importante ter um amigo na adolescência. mas também na amizade encontrasse alguns pontos negativos ,por causa de influência. Pais geralmente não gostam de algumas das amizades dos filhos porque já passaram dessa fase,e como muitos outros já sabem dos riscos. Mas alguns pais, nem se importam tanto pois confiam em seus filhos, e nisso existem pontos bons, porque o que o adolescente precisa é de confiança ,mais os pais não se sentem seguros de dar toda sua confiança, pois isso depende do jovem.
Quando se tem amigos bons na adolescência, o jovem tem grandes chances de se tornar um adulto responsável. Outro risco é que alguns amigos só usufruem de você, por isso cuide bem quando escolher grandes amigos escolha bem. E para você que é jovem (adolescente),tenha um amigo para compartilhar sua vida, pois a vida foi feita para viver.

 

https://amizadenaadolescncia.blogspot.pt/