Expressão Corporal,Dramática e Musical

Caraterização da Disciplina
A disciplina de Expressão Corporal Dramática Musical integra-se na componente de informação Técnica do Curso Profissional de Técnico de Apoio á Infância (nível 3), com uma carga horária dev 240 horas, a desenvolver ao longo dos 3 anos.
A abordagem se pretende elaborar anuncia-se como um elemento importante na construção de outros olhares e sentidos,em relação ao saber e ás competências, sempre individuais e transitáveis. Na verdade,esta será uma abordagem marcadamente bipolar situando-se entre pólos aparentemente opostos e contraditórios:
entre a razão e a intuíção;racionalidade emoção;simplicidade e complicidade, entre o passado, o presente e o futuro.
As competências artísticas desenvolvem-se através de processos diversificados de apropriação de sentidos, técnicas, experiências de reprodução, criação e reflexão, sempre de acordo com os níveis de desenvolvimento cognitivo dos jovens.
Neste curso, a expressão corporal, dramática e musical tem uma grande importância uma vez que se trata de um curso onde a vertente humanísta assume o papel propenderante. Não só é, um curso que,por um lado, direciona a formação de modo a que os alunos lidem com seres humanos iguais a si próprios; como também pretendem formar técnicos possuidores de uma sólida e consistente preparação social, cultural e intelectual. Neste sentido, a expressão corporal, dramática e musical revela-se um pólo de estremo importância uma vez que tem como objetivo último proporcionar as bases fundamentadas para que o Técnico de Apoio á Infância possa desempenhar a sua função com a maior dignidade informação possíveis.
O aluno de ter a noção de que está a interferir diretamente com a educação e com a comunidade, e, por vezes, com educação da própria comunidade,como tal, qualquer que seja o projeto, o evento ou jogo, tudo deve ser bem ponderado e refletido dado o vasto campo de possível influencia.
Assim, esta disciplina pretende ter como principal objetivo a estimulação de nalguns sentidos, emoções e pensamentos, com o fim último de se educarem espíritos atuantes em conformidade com os valores essenciais :estéticos, sociais, culturais e humanos.
Competências a Desenvolver
Nesta disciplina pretende-se desenvolver as seguintes competências nos alunos :
- Dominar competências de expressão e comunicação;
- Dominar técnicas de expressão corporal e dramática;
- Planear e organizar ações de expressão corporal e dramática;
- Dinamizar atividades de expressão corporal e dramática;
- Desenvolver e aprefeiçoar a prática local e instrumental;
- Experimentar diferentes tipos de instrumentos e culturas musicais;
- Compreender a voz como instrumento de trabalho;
- Compreender o corpo como fonte sonora;
- Explorar o diversificado universo sonoro;
- Produzir e realizar espetáculos diversificados;
- Aprofundar e compreender a utilização de vocabulário musical;
- Compreender a música como a contrução humana, social e cultural e as inter-relações como o quotidiano e com as diferentes áreas do saber, explorar diferentes processos comunicacionais, formas e técnicnas de criação;
- Aprofundar os conhecimentos de utilização de diferentes técnologias e software;
- Assistir a diferentes tipos de espetáculos;
- Utilizar as tecnologias da informação e comunicação;
- Contactar com o patrimóneo artístico;
- Realizar intercâmbios entre escolas e instituíções;
- Explorar as conecções com outras artes e áreas do conhecimento;
- Desenvolver projetos de investigação.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referências (horas ) |
1 | O Corpo,veículo de expressão (Expressão Corporal) | 21 |
2 | O Espaço e Tempo de ação( Expressão Dramática) | 30 |
3 | Expressão pelo som(Expressão Musical ) | 30 |
4 | O Ritmo do corpo (Expressão Corporal ) | 21 |
5 | As técnicas de manipulação ( expressão drammática) | 30 |
6 | Ritmos e Melodias ( Expressão Musical ) | 30 |
7 | A Dinâmica Corporal ( Expressão Corporal ) | 21 |
8 | O Jogo Dramático (Expressão Dramátican ) | 30 |
9 | Instrumentos Rítmicos ( Expressão Musical ) | 30 |